Autoavalição Guiada
1. Pense nas suas paixões e no que realmente o motiva
O caminho para uma carreira impactante começa com a introspecção.
Durante a pandemia da COVID-19, milhões de trabalhadores ao redor do mundo começaram a questionar seriamente o valor de seu trabalho. Uma saída em massa de pessoas de carreiras que consideravam insatisfatórias tornou-se tão marcante que os empregadores passaram a chamá-la de “a Grande Renúncia“. Paralelamente, surgiram comunidades online voltadas para carreiras de impacto por toda parte do mundo, com muitas pessoas optando por posições que encontravam mais significativas e recompensadoras.
Mais
O fenômeno de empregos psicologicamente insatisfatórios não é novidade. A dificuldade de muitas pessoas em encontrar significado em seu trabalho não se deve a um problema inerente à sua atitude ou mentalidade, mas sim à grande quantidade de empregos que não conseguem proporcionar aos empregados aquilo que pode tornar o trabalho exigente suportável: um senso de propósito.
Pensar sobre o propósito pode ser intimidador, fácil de ser adiado. Em vez de nos questionarmos sobre o que consideramos intrinsecamente significativo, muitos de nós tentamos definir nossos objetivos extrinsecamente, imitando os desejos alheios ou focando excessivamente em como desejamos ser percebidos pela sociedade. Ao mesmo tempo, a natureza competitiva do nosso sistema educacional promove uma cultura de prestígio que se alimenta de motivação extrínseca, impulsionada pelo desejo de acumular conquistas, em detrimento da auto-definição individual.
Os filósofos têm um termo para esse efeito — a ‘esteira hedônica.’ Como argumenta o psicólogo Arthur Brooks, se definirmos a vida como a busca de conquistas em vez de significado, ‘nunca conseguiremos verdadeira satisfação.’ E como o ‘paradoxo de Easterlin’ mostra, após certo ponto, a quantidade de dinheiro que uma pessoa obtém deixa de estar correlacionada com sua felicidade geral.
Muitas pessoas começam suas carreiras focando em ‘sucesso’ e esperam que o propósito surja mais tarde, o que pode levar à perigosa ‘armadilha da carreira de prestígio’. Este guia de autoavaliação sugere uma abordagem inversa. Acreditamos que é mais fácil e, no final das contas, mais recompensador começar com o propósito e significado e trabalhar em direção ao sucesso. É melhor iniciar com uma perspectiva de longo prazo e caminhar em direção ao presente.
2. Considere o propósito do seu trabalho.
O trabalho mais significativo ocorre quando a paixão pode ser unida ao propósito.
É muito mais fácil encontrar energia para trabalhar quando você está apaixonado e, portanto, empolgado com o que está fazendo. Essa paixão é frequentemente mais fácil de encontrar em carreiras que têm um impacto social mais amplo, pois o valor intrínseco do trabalho e a diferença que ele faz no mundo podem ser mais facilmente percebidos.
Mais
Refletir sobre o propósito do seu trabalho é desafiador e é uma jornada para toda a vida. Um propósito é algo subjetivo e individualmente significativo, e, portanto, será único para cada pessoa. Mais importante ainda, um propósito não deve ser confundido com um objetivo. Um propósito deve ser mais do que um objetivo e amplo o suficiente para ser maior do que qualquer trabalho, empresa, projeto ou posição individual. Enquanto os objetivos podem falhar, um propósito pode servir como bússola para uma vida de ações significativas.
Pesquisas sobre felicidade mostram que o que realmente torna as pessoas felizes ao longo de suas vidas não é dinheiro ou sucesso, mas sim relacionamentos e conexões. Dessa forma, não é o cumprimento de nossos desejos individuais que é a fonte de significado na vida, mas sim como nos relacionamos com os outros, e como a vida deles se torna uma parte significativa da nossa. A verdadeira felicidade não é individual, mas relacional.
Esse mesmo princípio pode ser estendido à definição de propósito. Nos exemplos mais inspiradores, uma vida com propósito vem de fazer um impacto na vida dos outros, prestar serviços e fazer uma contribuição para o mundo. O maior significado na vida vem quando a motivação intrínseca, ou paixão, pode ser unida a um propósito definido em relação aos outros.
Com essa atitude, qualquer carreira pode ser impactante. Não é necessário ter uma carreira em um campo explicitamente altruístico para definir seu propósito de maneira impactante. Embora este guia seja principalmente voltado para pessoas que procuram trabalhar em um campo de impacto, há muitas maneiras de ter um impacto ou definir um propósito que estão fora do trabalho — voluntariado, construção de comunidades, criação de arte, crescimento de uma família e muito mais. Não deve haver a expectativa de que o impacto ocorra exclusivamente por meio de empregos. Queremos simplesmente sugerir que você provavelmente se sentirá mais realizado em seu trabalho se seu trabalho tiver um impacto positivo no mundo e nas pessoas ao seu redor.
Além disso, está tudo bem para o seu propósito mudar ao longo da vida. O importante é que você experimente diferentes oportunidades e ideias, faça conexões e conheça novas pessoas, e aprenda mais sobre o mundo no processo de tentar definir um propósito para si mesmo que levará a uma vida enriquecedora.
3. Refletir sobre o propósito da sua organização.
Todas as organizações em nossa sociedade, de governos a empresas a entidades beneficentes, existem para resolver problemas. O dilema que enfrentamos atualmente, em termos mais simples, é que muitas organizações causam mais problemas do que resolvem, enquanto há desafios coletivos que enfrentamos como sociedade que poucas organizações estão trabalhando de maneira adequada para enfrentar. Esse problema precisa ser revertido.
Mais
Se você está atualmente empregado, pode ser útil perguntar-se sobre o propósito da sua organização. Para isso, é vital tornar-se um pensador sistêmico – alguém que vê a sociedade como um sistema complexo cheio de interconexões sobrepostas, no qual problemas sociais e ecológicos afetam todas as pessoas e organizações.
Pensar sobre o propósito da sua organização, de uma perspectiva sistêmica, pode ser desafiador. Em última análise, trata-se de fazer as perguntas certas e pensar no quadro geral. Algumas perguntas introspectivas incluem:
- Quem está se beneficiando, em última análise, do meu trabalho?
- Quais são os efeitos sociais, políticos e ecológicos da minha organização? As ações da minha empresa prejudicam o bem-estar humano e ecológico?
- A minha empresa comporta-se de forma ética, de uma maneira que me orgulhe?
- Acima de tudo, obtenho valor significativo do meu trabalho? Sinto um senso de propósito no que faço?
Em um nível sistêmico, fica claro que há um desequilíbrio de propósitos. Muitas organizações trabalham em problemas que realmente não existem (ou seja, ajudando a aumentar a riqueza de pessoas que já são muito privilegiadas), enquanto profissões como trabalho de cuidados são extremamente desvalorizadas, serviços públicos são subfinanciados ou enfrentam cortes no orçamento, entre outras disparidades. À luz dos desafios compartilhados enfrentados pela humanidade no século 21, todas as organizações têm a responsabilidade de considerar como seu trabalho contribui estrategicamente para tornar o mundo um lugar melhor.
4. Eduque-se sobre questões sociais e ambientais.
Aspirar a uma carreira impactante pode ser esmagador no início, porque não faltam problemas para considerar. Questões como mudanças climáticas, desigualdade, pobreza extrema, desequilíbrio de gênero e perda de biodiversidade são desafios sistêmicos complexos que não serão resolvidos com simples intervenções tecnológicas milagrosas. Eles exigem um conhecimento profundo sobre o assunto e isso demanda um processo de aprendizado comprometido.
Mais
Ao estruturar sua carreira de impacto, reflita sobre o que mais lhe interessa. Que tipo de problemas você gosta de resolver? Sobre o que você quer aprender mais? Você está mais interessado em questões ambientais ou sociais, ou na interseção de ambos? Com que tipo de pessoas você quer trabalhar? Em quais geografias você deseja trabalhar e para que tipo de organização? Em última análise, que tipo de contribuição você deseja fazer?
Antes de poder responder a essas perguntas, é necessário aprender mais sobre os desafios mais prementes da humanidade e descobrir qual área de questão mais o empolga.
Também é útil revisar os mais completos frameworks internacionais para enfrentar nossos desafios compartilhados. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU incluem uma lista de 17 metas de alto nível relacionadas ao desenvolvimento humano no século 21, com submetas e ações recomendadas associadas a cada uma. O SDG Compass oferece uma maneira para organizações do setor privado aprenderem mais sobre os ODS e como eles podem ser implementados. Outro framework importante é a Economia Donut, desenvolvida pela professora de Oxford Kate Raworth, que define o ‘donut global’ como o espaço vital circunscrito pelas ‘fronteiras planetárias’ externas que regulam a saúde da vida na Terra, que não podemos ultrapassar, e a ‘fundação social’ interna necessária para fornecer a cada ser humano os ingredientes básicos para o bem-estar individual e a satisfação na vida.
Não há limites para os desafios ecológicos que nosso mundo enfrenta. A causa raiz da perturbação ecológica é a extração insustentável de recursos naturais impulsionada por uma crise de superconsumo, criando um sistema que impulsiona mudanças climáticas, perda de biodiversidade, poluição, degradação do solo, acidificação dos oceanos e uma série de outros impactos. Cientistas do sistema terrestre definiram nove fronteiras planetárias que regulam a saúde da biosfera global, e a humanidade já ultrapassou pelo menos quatro delas. No entanto, também existe uma infinidade de soluções potenciais para essas crises, se encontrarmos a vontade política para torná-las realidade. Para aprender mais sobre problemas ambientais e como chegamos onde estamos agora, recomendamos a leitura destes livros:
- A Terra Inabitável – David Wallace-Wells
- A Sexta Extinção – Elizabeth Kolbert
- Mercadores da Dúvida – Erik M. Conway e Naomi Oreskes
- Um Planeta para Ganhar – Daniel Aldana Cohen, Alyssa Battistoni, Thea Riofrancos, Kate Aronoff
5. Considere o tipo de organização para a qual você deseja trabalhar.
Depois de pensar sobre o tipo de problema ou problemas nos quais você está interessado em trabalhar, você vai querer pensar sobre qual tipo de instituição é mais adequado para suas habilidades e interesses. Há muitas maneiras de abordar isso; você pode trabalhar para avançar questões sociais ou ambientais em seu papel atual, como um defensor e agente de mudança dentro de uma organização existente, ou pode encontrar outra posição que permita trabalhar diretamente nesses problemas em uma organização orientada para impacto.
Mais
Existem três categorias básicas de organização em nossa sociedade, em três setores básicos: o setor privado, o setor público e o terceiro setor. Dada a natureza interseccional dos desafios de sustentabilidade e desenvolvimento, muitos líderes de impacto passarão partes de suas carreiras trabalhando nos três setores. Liderança tri-setorial é uma habilidade necessária para quem espera trabalhar na resolução de problemas sociais ou ambientais. Nenhum setor único resolverá os desafios compartilhados da sociedade por conta própria. Ao contrário, é a colaboração entre todos os três grupos — mercados, governo e sociedade civil — que possibilitará uma mudança transformacional.
Cada um dos três principais setores desempenhará um papel vital na transição para a sustentabilidade. Na nossa economia atual, muitas pessoas automaticamente se limitam a buscar oportunidades no setor privado sem pensar nos papéis do setor público ou social. O setor privado é onde quantias consideráveis de capital são empregadas para inovação e escalonamento de soluções, e onde a maioria dos empregos será criada. No entanto, o setor público também pode ser uma fonte de dinamismo e inovação, como mostram os trabalhos da economista Mariana Mazzucato. Os governos têm um apetite maior por riscos do que as organizações do setor privado, e muitas invenções básicas no último século não teriam sido possíveis sem o financiamento governamental da pesquisa básica (incluindo a invenção da Internet). Dessa forma, os governos têm a capacidade de criar mercados e atrair investimentos do setor privado — uma função que será especialmente vital para a transição para energia limpa. Além disso, as organizações do setor social (compostas por organizações não governamentais, fundações filantrópicas e de caridade, grupos de advocacia, think tanks e outros) desempenham um papel desproporcionalmente importante como convocadores, conectores, defensores e fiscais, ajudando a moldar a direção da política pública e do investimento. É importante considerar os papéis chave que os setores público e social desempenham para garantir que o setor privado não desloque suas funções. Há limites para o que os mercados podem alcançar por conta própria, e apenas a liderança tri-setorial será capaz de catalisar uma verdadeira transição.
6. Escolha uma área de impacto que mais lhe interessa e inspira.
Existe uma variedade impressionante de campos possíveis nos quais se pode ingressar para ter uma carreira impactante. Igual à amplitude dos problemas sociais e ambientais que enfrentamos, também há uma grande quantidade de pessoas inspiradas e apaixonadas trabalhando em soluções inovadoras nas quais acreditam verdadeiramente. Na realidade, existem muitas mais maneiras de contribuir e construir uma carreira do que a maioria das pessoas considera.
Mais
Além disso, atualmente, trajetórias de carreira não lineares estão cada vez mais aceitáveis ou até encorajadas. À medida que a natureza do trabalho muda, especialmente em tempos de severa disrupção, a capacidade de equilibrar múltiplas habilidades e perspectivas, trabalhar através de fronteiras disciplinares ou setoriais e construir uma carreira com uma diversidade de experiências, é agora vista como um ativo, em vez de uma responsabilidade. Como você pode ver em nossas entrevistas sobre trajetórias de carreira, existem muitas maneiras de ter um impacto e traçar seu próprio caminho. Em alguns casos, as pessoas até criam oportunidades para si mesmas onde nenhuma existia antes. Quando paixão e propósito coincidem, muitos mais caminhos tendem a aparecer além do que é convencional.
Para inspiração, aqui está uma lista de setores com potencial de impacto relevante:
- Política Pública e Governo
- Empreendedorismo Social e Economia Solidária
- Investimento de Impacto
- Energia Limpa e Transição Justa
- Tecnologia Limpa
- Finanças Responsáveis e Sustentáveis
- Consultoria em Sustentabilidade e Impacto Social
- Sistemas Alimentares Regenerativos
- Sociedade Civil e Advocacia
- Filantropia e Redistribuição de Riquezas
- Tecnologia para o Bem
- Medição de Impacto e Contabilidade
- Restauração de Ecossistemas e Soluções Baseadas na Natureza
- Economia Indígena e Reconciliação Econômica
- Economia Circular e Cadeias de Suprimentos
- Imobiliário e Novo Urbanismo
- Mobilidade Sustentável e Transporte Público
- Direito de Impacto Ambiental e Social
- Marketing com Propósito
- Indústria Pesada Responsável
- Educação e Pesquisa
- Imprensa e Mídia
Esta não é uma lista exaustiva. Existem muitos empregos e posições significativas que podem não estar refletidos nesta lista. O que esta lista visa fornecer, acima de tudo, é uma lista emergente de áreas nas quais procurar oportunidades, fazer networking ou aprender mais.
Neste ponto, você também pode querer considerar desenvolver sua própria teoria de mudança, que é uma descrição de como você espera ter um impacto na sociedade. O conceito de teoria de mudança tem origem no setor social, onde organizações adotam uma teoria de mudança para descrever como esperam que suas intervenções impactem e transformem a sociedade. Uma teoria de mudança pessoal pode servir como uma excelente maneira de orientar sua trajetória de carreira, ajudá-lo a planejar com antecedência e também informar como você espera influenciar o mundo.
7. Encontre a organização certa e amplie sua rede.
Depois de decidir em que tipo de instituição você quer trabalhar e em qual setor, você pode começar a procurar posições e organizações que possam te interessar. Nós desenvolvemos um quadro de vagas com uma lista de empregadores impactantes para te ajudar nessa tarefa, incluindo organizações dos setores privado, público e social, além de empresas que não são estritamente focadas em impacto, mas que estão genuinamente comprometidas em melhorar suas práticas de sustentabilidade.
Mais
Existem muitas formas de causar impacto através do seu trabalho. Você pode escolher trabalhar em uma organização voltada para o impacto ou avançar soluções impactantes dentro de uma instituição tradicional. Nosso quadro de vagas busca facilitar a sua busca por empregos mais propensos a serem focados em impacto.
Quando procurar posições impactantes, o networking é uma das maneiras mais importantes de criar conexões e ampliar as oportunidades disponíveis para você. Uma das vantagens de fazer networking em um campo voltado para o impacto é que é mais fácil agir e falar com autenticidade ao se conectar sobre interesses genuínos em comum. Empregos em carreiras impactantes surgem de paixões compartilhadas e curiosidade genuína, o que torna o networking nesse espaço muito menos transacional. As conversas tendem a ser mais orgânicas e espontâneas, e os profissionais quase sempre estão animados para ajudar outras pessoas a aprender mais sobre seu campo e trabalho. No entanto, é importante ter algum conhecimento de base sobre o tema que você quer trabalhar, para poder demonstrar sua amplitude de conhecimento e ter conversas mais enriquecedoras com profissionais da área (que podem querer te ajudar a encontrar uma posição).
Além disso, não tenha medo de tentar criar oportunidades para você, mesmo que as posições não estejam anunciadas ou não existam ainda. Se houver uma organização que faz um trabalho interessante, mas não tem vagas anunciadas, sinta-se à vontade para entrar em contato e perguntar como você pode apoiar o trabalho deles, ou se eles conhecem outras organizações semelhantes que estejam contratando. Da mesma forma, não descarte a oportunidade de iniciar sua própria organização ou empresa. O empreendedorismo é uma das maneiras mais poderosas de lançar uma carreira impactante.
8. Envolva-se e defenda mudanças.
Para continuar aprendendo e crescendo nesse espaço, é vital entrar em redes e clubes de interesse, fazer voluntariado e participar de eventos, ou criar suas próprias organizações e iniciativas. Você também pode se juntar a uma das organizações da sociedade civil e de juventude listadas no nosso quadro de vagas. Isso pode ser uma ótima maneira de conhecer outras pessoas da sua área e aprender sobre os temas em alta e as novas iniciativas em desenvolvimento. Essa será uma forma crucial de ampliar seu conhecimento e seu alcance. Mais importante ainda, esse processo é iterativo; quanto mais você se envolve no espaço e conhece mais pessoas, mais oportunidades se apresentam para você.
Mais
Uma das formas mais poderosas de continuar sua jornada de aprendizado é se tornar um ativista dentro da empresa. O ativismo de funcionários está crescendo dramaticamente, e muitos jovens empregados estão buscando maneiras de pressionar seus empregadores a se tornarem mais sustentáveis ou éticos. Como ativista, você pode encontrar maneiras de se conectar com outras pessoas com ideias semelhantes na sua organização, procurar pessoas em posições similares em outras organizações e, eventualmente, abordar gerentes ou diretores seniores com suas propostas. Utilize nosso kit de ferramentas para transição empresarial para avaliar sua própria empresa e advogar por mudanças. Existem muitas maneiras pelas quais as corporações podem e devem fazer melhor. Revise nossas diretrizes de ativismo para funcionários para saber mais sobre como formar equipes, se tornar um agente de mudança e advogar por reformas.